quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Erictônio - Filho de Atena e Hefesto

Erictônio

Filho de Atena e Hefesto


Atena precisa de novas armas, a Guerra de Tróia estava em curso, e fez pedido a Hefesto, Deus excelente em forja de armamentos. Poseidon, influência Hefesto que Atena o deseja. Quando Atena vai buscar sua encomenda, encontra Hefesto alucinado. Ele a aborda de maneira selvagem, tentando a todo custo possuir a Deusa virgem e acaba por ejacular em sua coxa. Enojada Atena limpa sua coxa, que acaba se transformando imediatamente em um bebê. 
Nasce assim Erictônio, que acaba por ser criado por Atena, em sigilo para outros Deuses, até que ela resolve manda-lo para outro lugar.
Colocou-o em um baú, entregando-o a Pândroso, filha de Cécrope I, e proibindo-a de abrir o baú. Mas suas irmãs, curiosas, o abriram, e viram uma serpente enrolada no bebê. Segundo alguns autores, elas foram mortas pela serpente, segundo outros, elas enlouqueceram pela ira de Atena e se jogaram da acrópole .
Cécrope I, cujo filho homem morreu antes dele, foi sucedido por Cranau, um homem poderoso dos atenienses , e este foi deposto por Anfictião, seu genro .
Erictônio liderou uma rebelião, expulsou Anfictião de Atenas, se tornou rei, estabeleceu o culto de Atena, e se casou com a náiade Praxiteia, com quem teve o filho Pandião.
Ele foi sucedido por Pandião I .

Nenhum comentário:

Postar um comentário